Comprando ações no Portugal: como comprar ações na bolsa de valores

A compra de ações na bolsa de valores é hoje uma opção de investimento preferencial para os Português. A maioria deles espera um desenvolvimento econômico focado em economia e investimentos, por essa razão, estão à procura de novas alternativas que permitam um acesso fácil e melhor renda.

Compra de ações na bolsa de valores
Compra de ações na bolsa de valores

O que são ações da empresa?

Elas constituem uma fração do patrimônio ou do capital social de uma organização empresarial. Ao adquirir uma ação, o proprietário tem o poder sobre a parte que representa naquela empresa. Nesse sentido, o proprietário tem o direito de receber dividendos ou retornos que são gerados de acordo com a cotação da bolsa (por esse motivo, eles oferecem uma renda variável, pois obedecem ao desempenho comercial e aos resultados da empresa).

Eles também são uma forma de financiar empresas, eles obtêm o capital necessário para desenvolver planos comerciais ou de negócios vendendo apenas uma porcentagem menor. Além disso, o sócio pode comprar e vender ações (como achar conveniente) com a assistência de corretores, que oferecem um serviço intermediário para a negociação na bolsa.

Saiba mais sobre algumas características interessantes das ações:

  • Eles geralmente oferecem liquidez, ou seja, podem ser negociados (comprados ou vendidos) a curto prazo e facilmente.
  • A mudança de desempenho, embora seja um indicador que não pode ser medido (com precisão) no futuro, está associada ao desempenho da empresa e sua história nos mercados. A "esperança" neste desempenho influencia diretamente as variações.
  • Eles permitem a diversificação dos investimentos, é possível adquirir ações de diferentes setores ou indústrias para "equilibrar" a relação risco/retorno.

Tipos de empresas e ações

Como indicado acima, as empresas são listadas na bolsa de valores para obter financiamento. Entretanto, no Portugal eles devem cumprir determinadas condições e exigências exigidas pela CMF (Comissão do Mercado Financeiro) e pelas bolsas de valores onde as ações são negociadas. Geralmente, são empresas abertas (devidamente registradas) que têm solvência suficiente para fornecer suporte.

As ações têm uma definição particular de acordo com os direitos que concedem, são ações ordinárias ou ordinárias quando emitidas por tempo indeterminado e oferecem certos direitos, enquanto as ações preferenciais (ou ações preferenciais) têm um termo específico e oferecem benefícios adicionais (privilégios no pagamento de lucros, por exemplo).

Se estiverem em nome de algum titular e o processo de transferência for formal na empresa, são conhecidos como "nominativos". Quando os títulos não são emitidos fisicamente, mas são devidamente registrados pela empresa emissora, eles são do tipo "desmaterializados".

Como em qualquer investimento, é necessário realizar um estudo sobre o possível benefício a ser recebido se as mudanças de preço forem favoráveis (de acordo com a previsão). Por exemplo, você pode calcular a taxa de rendimento de dividendos e conhecer o montante de retorno com a distribuição de dividendos. A relação preço/lucro, por outro lado, fornece uma importante indicação de quantas vezes o lucro corresponde ao seu valor de mercado.

Como comprar ações na bolsa de valores?

Hoje você pode comprar ações no Portugal, seguindo este procedimento:

  1. Se você deseja investir em ações no Portugal, deve fazê-lo através de um serviço profissional e certificado, mais conhecido como um corretor de bolsa. Eles estão encarregados de realizar operações nos diferentes mercados e podem cumprir as seguintes funções:

    - Oferecer a assistência necessária ao investidor, empresas e pessoas físicas, em relação ao estado atual do mercado, que permita cobrir as expectativas de investimento.

    - Manter os títulos e títulos fornecidos em custódia em boas condições.

    - Promover a colocação de novas questões no mercado.

  2. Preencha o formulário fornecido pelo corretor, incluindo seus dados pessoais, assim como: descrição do serviço solicitado, canais de comunicação para indicar as ordens e taxas para o serviço. Você também deve selecionar a empresa para investir, pode analisar o setor onde ela desenvolve seus negócios, se é uma empresa pública e até mesmo conhecer seus demonstrativos financeiros.

  3. Se for sua primeira compra, você terá que enviar uma imagem de sua carteira de identidade. 

Você precisa levar em conta alguns aspectos adicionais ao investir no mercado de ações:

  • Escolha uma condição de liquidação de acordo com suas necessidades, você pode escolher entre: pagamento no mesmo dia da operação, no dia seguinte, no segundo dia útil ou por um período entre 3 e 180 dias após a operação.
  • Os custos operacionais incluem taxas de corretagem (representando uma porcentagem do valor investido), impostos e taxas adicionais.

Embora esta seja a forma tradicional de comprar ações, existem também novos modelos de investimento que oferecem conveniência, facilidade de acesso e custos comerciais mínimos. Estes serviços utilizam a tecnologia como elemento perturbador, criando opções de investimento mais rentáveis e uma experiência personalizada.

Plataforma online para compra de ações

É um serviço inovador e totalmente digital, oferecendo um ambiente comum projetado para atender às expectativas, permitindo o acesso de qualquer dispositivo (computador pessoal e dispositivos móveis). Por exemplo, o usuário pode iniciar pedidos a partir de seu laptop, abrir novas posições a partir de seu telefone celular e fechar a partir do site utilizando outro dispositivo.

Informações sobre bolsa na plataforma
Informações sobre bolsa na plataforma

Por outro lado, a plataforma "abriu uma janela" que permite negociar nos mercados mais ativos do mundo, uma excelente oportunidade para diversificar os investimentos e obter melhores retornos. Hoje qualquer pessoa pode investir via Internet, mesmo que não tenha muito capital ou experiência suficiente em finanças, pode utilizar serviços comerciais on-line que oferecem um meio intuitivo, possibilidades de treinamento (como investir se você for um iniciante) e baixos custos operacionais.

Plataforma online - Tabela de preços de ações
Plataforma online - Tabela de preços de ações

Estes sites geralmente têm uma grande lista de ações das quais você pode escolher as mais rentáveis, estes são ativos pertencentes às maiores empresas do mundo. Eles também oferecem informações atualizadas sobre: horário de abertura, notícias de mercado, histórico de variações (ações de até 24 meses) e dados adicionais que são necessários para investir e estudar o ativo.

Possui também ferramentas técnicas para analisar variações, facilitando o estudo através de um grande número de indicadores e opções de ajuda, tais como: alertas de volatilidade, funções para a recuperação das operações antes do fechamento, calendários econômicos, informações financeiras, entre outras. Normalmente, cada botão tem uma etiqueta de ajuda que descreve "como funciona".

Como começar a comprar ações?

O primeiro passo (e um dos mais importantes para a compra de ações) é selecionar a plataforma de negociação. No Portugal existem muitos destes serviços que facilitam o investimento no mercado de ações, por isso é essencial que você escolha aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Cada empresa tem características particulares e estabelece condições de operação sob o mesmo esquema, algumas são destinadas a iniciantes que desejam entrar no mundo dos investimentos, enquanto outras oferecem uma plataforma projetada especificamente para investidores avançados e profissionais.

Por outro lado, é importante que você determine o nível de risco que está disposto a tolerar (sugerido antes de começar a investir), um fator a ser considerado antes de aprender a comprar ações. Embora dependa de muitos aspectos pessoais, pode ser a "referência" de sua estratégia (um perfil "agressivo" prioriza o desempenho sobre o risco, enquanto um perfil conservador é o oposto).

Um terceiro aspecto está relacionado ao estudo do instrumento financeiro. Quanto mais você souber sobre os ativos, os parâmetros operacionais e até mesmo a situação financeira da empresa, mais chances você terá de tomar as decisões comerciais corretas. É um "erro comum" comparar esta atividade com o jogo, especialmente quando os investimentos bem-sucedidos dependem em grande parte da experiência e do conhecimento.

Como se registrar?

Uma vez escolhido o serviço como cliente, o processo de registro é muito fácil e requer apenas informações pessoais básicas. Siga os passos abaixo para um rápido registro:

  1. Entre no site e escolha a opção "Registrar". Preencha o formulário inserindo seu endereço de e-mail e uma senha (personalizada).

  2. Em apenas alguns segundos você receberá um e-mail de validação, digite o link recebido para completar o registro.

  3. Agora você pode começar a investir ou aprender com a conta de prática, baixar e instalar o aplicativo em seu computador ou telefone celular.

  4. Um passo adicional, mas não menos importante, é a verificação da conta (é uma exigência em alguns serviços comerciais on-line). Consiste no envio digital: carteira de identidade e comprovante de residência (fatura ou recibo de serviço). É um processo que pode levar até 24 horas.

Como abrir uma conta demo?

O registro oferece acesso gratuito à conta demo, ela é automaticamente aberta com um fundo virtual (dinheiro fictício). Entre com seu nome de usuário e senha no aplicativo instalado, você terá a oportunidade de aprender sobre todas as funções do software.

A demonstração é uma "peça chave" durante o treinamento, você pode aprender sobre os mercados financeiros e a grande variedade de instrumentos habilitados. Os melhores serviços oferecem tutoriais com informações complementares se você quiser aprender como comprar ações on-line.

Como posso abrir uma conta ativa?

A conta real também está disponível com registro, uma vez que você tenha treinado o suficiente na versão demo, você pode facilmente mudar para a versão real. Este projeto facilita a operação, geralmente muitos comerciantes se familiarizam com a aplicação e suas várias funções antes de fazer o primeiro depósito para negociação (compra ou venda de ações).

Como se reabastece um depósito?

Antes de começar a "comprar e vender" nos mercados financeiros, você precisará depositar dinheiro em sua conta. Você pode fazer isto a partir da aplicação comercial, entrar na seção "Depósito" e ela lhe mostrará as opções de pagamento aceitas (estes serviços oferecem as mais utilizadas no Portugal, desde transferências com cartão bancário até carteiras eletrônicas), selecionar a que preferir e digitar um valor (você também seleciona a moeda). O tempo de transação varia para cada opção.

Montante mínimo de depósito

Os depósitos na conta ativa têm um valor mínimo exigido, os valores aceitos mudam de acordo com: as condições do trader, o tipo de conta de usuário ou comercial (o valor mínimo a ser depositado para negociação no mercado pode exceder $500). Entretanto, existem também excelentes plataformas que oferecem condições flexíveis e aceitam a partir de 10 USD.

Como retirar dinheiro?

Os métodos de pagamento permitidos pelo serviço são utilizados, entretanto, é aconselhável verificar se estes aplicam taxas para cada transação (alguns estabelecem um limite de quanto dinheiro você pode retirar). O processo de saque é semelhante ao procedimento de depósito, mas neste caso você deve preencher um formulário de "solicitação de saque". Após enviar o formulário, selecione a opção de pagamento e o valor que você irá retirar.

É seguro comprar ações na bolsa de valores?

Sim, a negociação na bolsa de valores (assim como com qualquer outra opção de investimento on-line) tem todos os parâmetros de segurança informática para garantir fundos e dados. Embora você deva ter em mente o seguinte, ao investir na bolsa de valores você assume um nível de risco (de negociação) de acordo com as decisões que você toma em cada operação.

É seguro comprar ações na bolsa de valores on-line?

Sim, você deve cumprir as condições exigidas pelo corretor, bem como as recomendações mostradas no site. Entretanto, lembre-se de que, ao negociar instrumentos financeiros como ações, há a possibilidade de perder dinheiro (se a transação não for bem sucedida). Portanto, é necessário que você adquira conhecimentos, treinamento e experiência prévia. Você poderia então usar melhor as funções e ordens conforme apropriado (por exemplo, ordens de limite).

Minha compra de ações está protegida?

Todos os corretores devem cumprir os regulamentos para a proteção de fundos e ativos (em caso de falência devido a algum evento no mercado financeiro), embora seja um valor específico e varie em cada corretor, ele oferece confiança suficiente em caso de um evento inesperado.

Como comprar ações com segurança no mercado de ações?

 Embora o principal objetivo de investir no mercado de ações seja "ganhar dinheiro", é sempre aconselhável negociar com um corretor confiável e reconhecido.

FAQ:

Onde você compra as ações de uma empresa?

Os títulos são adquiridos através de um corretor de bolsa, você terá que cumprir o procedimento formal e as condições estabelecidas para tal operação.

É uma instituição que permite a comercialização de instrumentos financeiros (por exemplo, a venda de ações), de acordo com acordo mútuo entre comprador e vendedor e de acordo com as regras estabelecidas pelo órgão regulador. As ações são compradas com a finalidade de receber o retorno do investimento através de: dividendos ou lucros de cotações de ações.

Através dos instrumentos que a bolsa de valores permite operar, eles podem ser de renda fixa ou variável. Na operação on-line você tem contas com alavancagem para aumentar o "tamanho" de seu investimento.

Você pode receber os lucros gerados pelas ações adquiridas, também negociando com CFDs e de acordo com as flutuações no preço, se as previsões estiverem corretas.

A longo prazo você pode receber dividendos se a empresa for produtiva, enquanto que a curto prazo você pode lucrar com a diferença de preço no momento da venda.

Através de um corretor, há também serviços de comércio on-line que permitem fazê-lo mais rapidamente e por uma comissão menor. Você verifica o preço de uma ação e emite uma ordem de compra pelo valor determinado (na verdade, podem ser ordens limitadas para acelerar a operação).

Registro com um corretor on-line, que pode ser nacional ou internacional com operações no Portugal. O processo é simples e você precisaria apenas de uma carteira de identidade para verificação, assim como o dinheiro para a compra. Se for um serviço internacional, você poderá comprar ações de empresas fora do país (por exemplo, os Estados Unidos).

Normalmente depende da avaliação do mercado, se o preço estiver "acima" é um possível indicador para comprar. Entretanto, é necessário fazer a análise correspondente do ativo e seu histórico de variações (é melhor evitar perdas se o ativo sofrer uma "queda" inesperada).

Você terá que realizar um estudo sobre o preço histórico (semanas ou meses anteriores).

Referem-se a empresas altamente reconhecidas que proporcionam excelente rentabilidade (por exemplo, grandes empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque).

Você pode receber lucros dependendo do preço de mercado e/ou dos dividendos que ele pode gerar.

Através de um corretor autorizado pela Comissão do Mercado Financeiro do Portugal e de acordo com as regras da bolsa de valores.

Você deve escolher um corretor de bolsa certificado para negociar em uma das bolsas de valores em Portugal.

SIMPLES E CONFIÁVEL
RETIRADA DE DINHEIRO
Neteller
Mastercard
Visa
PayPal
Skrill