Estratégia de negociação de moedas criptográficas - estratégias básicas de negociação de moedas criptográficas

 Sobre o comércio criptográfico

Uma moeda criptográfica é um ativo digital projetado para ser usado como meio de pagamento. Ela se baseia na criptografia de cadeia de bloqueio que protege as transações, controla as emissões e confirma a transferência de fundos. Assim, a moeda criptográfica é uma moeda digital descentralizada.

É um produto da sociedade digital e, como a sociedade digital, eles operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. A negociação da moeda criptográfica é possível a qualquer momento. Ao contrário das ações e mercadorias, o mercado de moedas criptográficas não é negociado apenas em plataformas de corretagem regulamentadas. As moedas digitais podem ser negociadas 24 horas por dia em um número cada vez maior de bolsas de câmbio criptográficas.

As bolsas de moedas criptográficas podem ter uma grande diferença nos preços da mesma moeda digital. Houve casos em que a Bitcoin teve uma flutuação de preços de até US$ 500 em diferentes bolsas. As razões para este descasamento de preços estão relacionadas às diferenças de liquidez entre as diferentes bolsas e muitas vezes à localização geográfica desta plataforma de negociação. A distorção de preços torna-se mais pronunciada após grandes picos de preços.

Há dois métodos para negociar moedas criptográficas. Você pode obter moedas em uma única troca de moedas criptográficas. Neste caso, você se torna o proprietário destes ativos e pode vendê-los em qualquer outra troca quando seu preço aumentar para obter lucro.

Alternativamente, você pode negociar um Contrato por Diferença (CFD) em uma moeda criptográfica específica. Um CFD é um produto derivativo no qual o corretor concorda em pagar ao trader a diferença de valor do título subjacente entre duas datas; datas de abertura e encerramento do contrato. Você pode manter uma posição longa (assumindo que o preço subirá) ou uma posição curta (assumindo que o preço cairá). Por exemplo, ao negociar CFDs Bitcoin, você também está especulando sobre o par BTC / USD.

Comprar moedas e negociar CFDs de moedas criptográficas não são as mesmas atividades. Quando você compra moedas digitais, você as mantém na sua carteira. Mas quando você negocia CFDs, a posição é mantida em sua conta de negociação, que é regulamentada pela autoridade financeira. Você tem mais flexibilidade quando negocia CFDs, pois não está vinculado a um ativo. Você apenas compra ou vende um contrato de derivativos. Você só precisa ter uma estratégia de negociação de moedas criptográficas confiável. Além disso, os CFDs são um produto financeiro mais comum e regulamentado.

Em média, 350.000 operações de bitcoin são feitas todos os dias, já que os comerciantes estão constantemente tentando comprá-los ou vendê-los de forma lucrativa. Em 2020, o número total de transações ultrapassou 506 milhões com mais de 18 milhões de bitcoins em circulação. Isto é cerca de 4 transações por segundo.

 Notáveis moedas criptográficas

Atualmente, existe um grande número de moedas no mercado de criptografia, todas elas podem ser divididas em três tipos principais: bitcoin, altcoins e fichas.

A bitcoin é a primeira moeda digital, lançada em 2009. Seu fundador é conhecido como Satoshi Nakamoto. Mas ninguém jamais viu essa pessoa, e há suposições de que se trata de um grupo de pessoas. Bitcoin é o líder entre todas as moedas criptográficas e é freqüentemente chamado de ouro eletrônico. Sua taxa de câmbio sofreu altos e baixos severos e, em 2020, ultrapassou US$ 12.000. O limite de emissão das moedas é de 21 milhões.

A Litecoin (LTC) foi criada em 2011. Foi uma das primeiras moedas criptográficas a surgir após a Bitcoin. A Litecoin é conhecida por gerar novos blocos a um ritmo mais rápido, o que acelera as transações.

O éter (ETH) é mais jovem que o bitcoin ou o litecoin. Ele foi criado em 2015. Esta moeda pode programar a cadeia de blocos e lançar programas chamados DApps e contratos inteligentes. O próprio éter é uma peça de código que atua como moeda necessária para os desenvolvedores de aplicativos ou investidores. É um pagamento digital necessário para pagar o lançamento de um aplicativo ou programa.

O Ripple (XRP) foi lançado em 2012. O Ripple é mais uma rede que faz transações imediatas com taxas mínimas. Seu objetivo é enviar dinheiro ao redor do mundo. Esta característica tornou o Ripple especialmente relevante para bancos que desejam liquidar transações internacionais. Ao contrário dos bitcoins, o Ripple não requer mineração, por isso utiliza menos poder de computação do que alguns outros altcoins.

Bitcoin Cash (BCH) é uma moeda criptográfica que foi criada como resultado do garfo duro da cadeia de blocos Bitcoin em 1 de agosto de 2017. O Bitcoin Cash pode ser enviado, recebido ou trocado por Bitcoin ou Ether.

A IOTA é uma unidade financeira eletrônica lançada em 2015. Tornou-se a principal moeda para o serviço da Internet das Coisas, daí o nome - IoT (Internet das Coisas). É uma moeda criptográfica universal de código aberto, utilizada para transações instantâneas e sem interrupção entre pessoas, computadores e programas.

Esta lista é muito longa, você já deve ter ouvido falar de moedas criptográficas como NEO, Stellar, Cardano e Monero. Estas moedas também estão na lista dos principais ativos criptográficos mais negociados.

Um gráfico das principais moedas criptográficas negociadas na plataforma
Um gráfico das principais moedas criptográficas negociadas na plataforma

 Tipos de análise comercial

Os comerciantes de criptografia utilizam muitas ferramentas para avaliar o mercado de moedas criptográficas. Os instrumentos mais famosos são a análise técnica e a análise fundamental. Os comerciantes que utilizam estes métodos podem visualizar melhor a situação do mercado e ver as tendências. Da mesma forma, é possível obter dados para a geração de previsões mais fundamentadas e acordos razoáveis.

A análise técnica considera o caminho de uma moeda com gráficos de preços e volumes de negociação, independentemente do que o projeto fizer. Com sua ajuda, os comerciantes podem identificar as tendências e condições do mercado, bem como tomar decisões corretas de investimento. A análise técnica é um método prático que avalia a movimentação de preços passada de determinadas moedas e seu volume de negociação. Mas este tipo de análise ignora as novidades do mercado criptográfico. As moedas criptográficas são muito mutáveis, e os comerciantes precisam monitorar de perto as mudanças mais recentes. Portanto, é recomendável combinar análise técnica e análise fundamental para tomar decisões de investimento sólidas. A análise fundamental avalia o valor real de um investimento e depois o compara com o preço especulativo nos mercados financeiros para prever os potenciais aumentos ou perdas de preços.

Você pode lucrar aproveitando as flutuações do mercado em suas duas tendências possíveis: um mercado de ursos ou um mercado de touros. Em outras palavras, os comerciantes analisam estas flutuações no preço dos criptoassets e decidem qual direção tomar. Se no momento a previsão de compra ou venda estiver correta, o lucro é obtido de acordo com o volume da transação. 

 Lista dos principais indicadores técnicos

A análise computadorizada é um dos métodos mais progressivos para avaliar a situação no mercado de moedas criptográficas e prever o futuro próximo. Ela se baseia no processamento dos dados fornecidos pelo gráfico de preços, gráficos de volume comercial, e assim por diante, utilizando fórmulas matemáticas. O resultado do processamento é uma variedade de indicadores técnicos que podem dizer ao negociador um ponto de entrada e saída bem sucedido, ajudar a avaliar as tendências atuais do mercado e geralmente tomar uma decisão quando é o momento certo para comprar ou vender uma parada. Qual é o indicador técnico mais popular? Existem vários deles:

Média móvel (MA). É um dos indicadores técnicos mais comuns. Ele mostra o valor médio do preço do instrumento durante um determinado período de tempo. Este indicador permite observar as flutuações de preços a curto prazo e assim compreender melhor a tendência subjacente do mercado. A média móvel é sobreposta no gráfico de preços, permitindo que você tome decisões baseadas em sua posição em comparação com o preço à vista.

Média móvel exponencial (EMA). Este indicador é calculado adicionando ao valor anterior a participação média do preço de fechamento válida no momento do cálculo. Assim, este indicador é focado nos últimos valores do preço no gráfico. A Média Móvel Exponencial é uma solução melhor comparada à MA, pois reflete com mais precisão a situação atual do mercado.

Oscilador estocástico. É um indicador popular utilizado para identificar períodos de sobre-compra e sobre-venda no mercado, bem como para identificar pontos de potencial inversão de tendência com base na divergência de alta ou baixa.

Convergência/divergência média móvel (MACD). É um dos indicadores mais populares, que é bastante simples, mas ao mesmo tempo, muito versátil. Esta ferramenta pode ser usada tanto como indicador de tendência (já que se baseia em médias móveis) quanto como oscilador. O indicador é composto de três componentes: Linha MACD, linha de sinal, histograma. Ele ajuda a determinar em que direção o preço pode ir, a força potencial deste movimento, e a probabilidade de uma inversão de tendência.

Faixas de bollinger. O indicador consiste em 3 linhas, e sua tarefa é medir a volatilidade atual do mercado. Ele funciona bem em todos os prazos, mas quanto maior for o período de tempo, mais confiáveis serão os parâmetros.

Um gráfico construído de acordo com o indicador Bollinger Bands
Um gráfico construído de acordo com o indicador Bollinger Bands

Índice de força relativa (RSI). Este indicador determina a força de uma tendência e a probabilidade de sua mudança. Em palavras simples, é um indicador do nível de sobrevenda/sobrevenda de um ativo/moeda. Ele ajuda a definir as zonas de compra e venda. Como outros indicadores, ele não dá um 100% correto de entrada/saída de uma posição, mas mostra muito bem o humor do mercado.

Gráfico do Índice de Força Relativa
Gráfico do Índice de Força Relativa

Reciclagem de Fibonacci. É uma ferramenta de análise técnica adicional que traça os níveis de Fibonacci em um gráfico. A ferramenta é projetada para determinar os níveis de correção em qualquer período de tempo.

Nuvem Ichimoku. O principal objetivo deste indicador é determinar a direção e os pontos de inversão da tendência do mercado. Mas ele também tem outras características. Como um instrumento versátil, o Ichimoku também pode atuar como um oscilador. Em outras palavras, ele mede a taxa de variação de preço para um determinado ativo. Além disso, a Ichimoku também pode encontrar níveis de apoio e resistência.

Análise com o Ichimoku Cloud
Análise com o Ichimoku Cloud

Desvio padrão. É um indicador técnico que exibe o desvio médio dos dados em relação ao seu valor médio para o período em análise. Em outras palavras, ele mede a volatilidade do mercado. Se o valor do indicador for muito pequeno, ou seja, o mercado estiver completamente em repouso, então faz sentido esperar um aumento iminente da atividade. E se o parâmetro for extremamente grande, significa que é provável que esta atividade diminua em breve.

Índice direcional médio. É outro oscilador. Ao contrário de um oscilador estocástico, ele não define a direção da tendência. Ele apenas mede sua força. Portanto, normalmente é usado para entender se uma nova tendência está aparecendo no mercado.

Há vários indicadores recomendados para análise de mercado
Há vários indicadores recomendados para análise de mercado

USDT é a terceira moeda criptográfica popular depois de BTC e ETH. Esta moeda tornou-se popular há apenas um ano, e atualmente é uma das mais estáveis. O USDT é usado em todo o mundo porque sua taxa de câmbio está ligada ao USD, mas tem todas as vantagens de uma moeda criptográfica.

 Estratégias básicas de negociação de moedas criptográficas

As estratégias comerciais ativas comuns incluem as seguintes:

  • Negociação de um dia

Este termo é usado para descrever a compra e venda de moedas para tempos de troca de menos de um dia. O comércio de curto prazo utiliza uma combinação de estratégias e análises para prever os movimentos do mercado e obter lucros em horas, minutos e até segundos, procurando explorar oportunidades de arbitragem, divergências de preços e volatilidade após anúncios de notícias. A estratégia de negociação diária de moeda criptográfica é construída com base em decisões rápidas e precisas projetadas para minimizar riscos financeiros e maximizar seus lucros. É claro que nenhum negociador pode estar 100% certo, portanto esteja preparado para fechar posições mesmo com perdas significativas. Aprenda a identificar possíveis níveis de apoio e resistência, volte a entrar em suas negociações na hora certa, estabeleça metas e também estabeleça metas de stop loss, e mais cedo ou mais tarde você desenvolverá sua habilidade de negociador de dia.

  • Swing trading

O Swing trading consiste em dar o passo certo no momento certo. O objetivo é simples - obter o máximo de lucro possível durante as mudanças de preços no mercado criptográfico. Independentemente de os preços estarem subindo ou descendo, você está sempre tentando captar parte do movimento de preços em potencial. O truque é estabelecer pontos de entrada específicos, parar as perdas e tomar níveis de lucro antes de cada comércio e depois se apegar a eles.

  • Escalpagem

Esta estratégia pressupõe a compra de instrumentos financeiros com o objetivo de vendê-los em um curto período de tempo (de segundos a vários minutos). Ela permite que os comerciantes realizem mais de 100 transações por dia. Faz do escalonamento a estratégia mais estressante de gerenciamento psicológico do dinheiro. Comerciantes de escalada confiam mais em sua intuição do que em um sinal do mercado. Nos últimos anos, os robôs comerciais têm sido amplamente utilizados no comércio intradiário e no escalonamento.

Opções de estratégia de investimento passiva:

  • Comprar e segurar

É uma das estratégias mais utilizadas entre os investidores criptográficos. É simples, conveniente e bastante lucrativa. Você precisa comprar e manter ativos por um longo tempo com a expectativa de um aumento de seu valor num futuro distante. Esta tática é apropriada para a moeda criptográfica, que tem perspectivas significativas no futuro.

  • Posição comercial

É uma estratégia comercial de longo prazo. É uma estratégia passiva, onde um comerciante entra no mercado no máximo ou mínimo do preço e o mantém por um certo tempo (de 1 dia de negociação a 2 anos). Esta abordagem é considerada como o sistema de negociação menos arriscado, uma vez que um trader tem uma margem de tempo suficientemente grande para pensar sobre a situação, o que melhora a capacidade de prever o movimento dos preços de posição.

Os pares criptográficos mais populares são BTC / ETH, BTC / LTC, USDT / BTC, ETH / LTC e alguns outros. Sua popularidade é impulsionada pela demanda global por Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras moedas criptográficas paralelas. Desta forma, os comerciantes podem facilmente encontrar compradores no momento certo.

 Criando uma estratégia de comércio de moedas criptográficas

O algoritmo para criar uma estratégia se parece com isto:

  •   Determinar os objetivos e o tipo de comércio em geral.
  •   Selecione as ferramentas. Alternativamente, você pode tomar uma solução pronta, mas primeiro você precisa estudá-la bem e adaptar-se às suas necessidades.
  •   Teste os instrumentos escolhidos individualmente e em combinação. Elaboramos uma versão preliminar da estratégia comercial
  •  Complete sua estratégia, ajustando as regras de entrada no mercado, rastreamento de posição e fixação de lucro.
  •   Teste-o em uma conta demo por alguns meses.
  •   Se o lucro for estável, vá para a conta real e continue trabalhando. Tente retirar apenas parte do lucro e deixe o depósito crescer. Não se esqueça de monitorar as estatísticas dos resultados das negociações.

 FAQ:

Como construir uma estratégia de comércio criptográfico?

Comece pelas opções mais simples e acrescente constantemente novas funcionalidades. Um novo plano de negociação deve ser testado em uma conta demo.

Todos os tipos de estratégias de negociação de dia são muito populares. Mas você deve dominá-las bem antes de investir dinheiro real.

Você nunca pode prever o resultado de seu negócio com 100% de garantia. Portanto, você deve entender que a negociação está associada a um alto nível de risco, não importa a soma que você invista.

Algumas empresas de corretagem oferecem negócios a partir de US$ 1.

Use métricas orientadas ao risco para prever sua perda teórica ou lucro.

SIMPLES E CONFIÁVEL
RETIRADA DE DINHEIRO
Neteller
Mastercard
Visa
Skrill